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Objetivo Geral
– Formar o profissional favorecendo a interiorização do ensino superior no estado de Goiás, propiciando aos alunos conhecimentos gerais e específicos da área da administração. Desenvolver um perfil de egresso com visão crítico-reflexiva, criativa, humana, ética e com habilidades e competências na tomada de decisões nas organizações. Despertar raciocínios sobre as dinâmicas individuais e coletivas, de cunho histórico e econômico, referentes à estruturação das organizações.
Objetivos Específicos
1. Formar alunos que compreendam a dinâmica das empresas e organizações públicas e privadas locais e da região.
2. Utilizar metodologias de ensino, inclusive com recursos tecnológicos, suficientes para o desenvolvimento da criatividade, espírito crítico-científico e capacidade de absorção de novos conhecimentos.
3. Desenvolver os conteúdos da área de administração pautados sempre numa visão estratégica e flexível, sem prejuízo do processo de ensino e aprendizagem.
4. Tornar a sala de aula um modelo de gestão (planejar, programar, supervisionar, controlar, estudar, analisar, avaliar e tomar decisões que levem a resultados).
5. Despertar o aluno, por meio de atividades pedagógicas, para o plano estratégico de negócios.
6. Criar formas de avaliações de ensino e aprendizagem processuais e continuadas e apurar resultados.
7. Construir modos dialéticos de integração entre a teoria e a prática.
8. Realizar interdisciplinaridade no âmbito da administração e áreas afins.
9. Incentivar à pesquisa como forma de prolongamento da atividade de ensino e instrumento para a iniciação científica por meio de eventos acadêmicos.
10. Oferecer cursos de extensão que sirvam como atividades complementares.
11. Estruturar as atividades de estágio curricular supervisionado, definindo suas formas e avaliação, conforme seu regulamento.
12. Possibilitar inclusão de estudos e projetos de atividades centrados em áreas teórico-práticas correspondentes à formação profissional.
13. Dar condições de análise crítica da região para inserção de mercado de trabalho local ou regional.
14. Criar empresa júnior.
15. Ministrar palestras e seminários relacionados à temática da administração e conteúdos afins.
16. Propiciar qualificação profissional de mão de obra na área da administração necessária para alavancar o crescimento econômico da região.
17. Observar regulamentos próprios das atividades pedagógicas e acadêmicas.
18. Viabilizar modos de integração entre graduação e pós-graduação.
19. Possibilitar formação continuada por meio de cursos de pós-graduação, em nível de especialização, visando inclusive à formação de professores de administração.
20. Conduzir o aluno à compreensão e análise eficiente do processo de globalização e das regras competitivas do mercado.
21. Tornar-se uma referência no ensino da administração na região oeste do estado.
Perfil Profissional do Egresso
O Curso de Administração da FacMais tem por objetivo buscar, pelo ensino, a formação de profissionais éticos, responsáveis e aptos à compreensão crítico-reflexiva dos fenômenos econômicos e financeiros em nível teórico e técnico, para aplicá-los nas relações negociais, organizacionais e no empreendedorismo, tomando decisões baseadas em estratégias da gestão moderna e com domínio das ferramentas adequadas às exigências do mercado, amparando-se em valores da comunicação e das relações humanas e sociais.
Habilidade e Competências
O aluno do Curso de Administração da FacMais, pelos conhecimentos, experiências e reflexões proporcionados pelo curso, deverá apresentar as seguintes competências e habilidades gerais:
1. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
2. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais, de forma clara, objetiva e coerente.
3. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.
4. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
5. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
6. Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável.
7. Planejar-se e organizar-se, estabelecendo métodos próprios de gerenciamento de seu tempo e espaço de trabalho.
8. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
9. Lidar com modelos criativos e inovadores de gestão e gerenciar trabalhos em equipe, exercendo uma liderança legitimada.
O Curso de Administração desenvolvido pela FacMais assegura também ao egresso a formação de competências e habilidades específicas para:
1. Planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de programas e projetos relacionados à administração e às áreas afins à profissão, bem como organizar e gerenciar os mais diversos setores de produção.
2. Desenvolver, programar, orientar e aplicar as modernas técnicas e equipamentos tecnológicos, visando à otimização do trabalho a ser executado.
3. Avaliar, com senso crítico, todas as informações recebidas e assimilar as constantes mudanças conceituais e tecnológicas.
4. Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, relacionando-se com os diversos segmentos sociais e respeitando sempre os princípios éticos, inerentes ao exercício da profissão.
5. Atuar no campo da administração de organizações, mediante o exercício competente e ético das modernas ferramentas de gestão empresarial, conectadas com as macromudanças do ambiente.
6. Demonstrar uma formação sistêmica e humanística na condução do processo gerencial das organizações.
7. Aprimorar as características de liderança na condução de pessoas para a realização do trabalho de forma produtiva, qualitativa e motivada.
8. Ser capaz de discernir as influências ideológicas e políticas do mercado de trabalho.
Gisele Marolli
Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná UCP (2006). Especialista em Gestão de Negócios (2007) e em Didática e Docência no Ensino Superior (2012) pela mesma Instituição. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado UnC (2011). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- BASis, conforme Portaria nº 365 de 01 de junho de 2020, publicada no D.O.U. em 04 de junho de 2020.
Portaria de Autorização do Curso de Administração, n.1095, 29-05-2006
Portaria de Reconhecimento de Administração – 317 de 27-12-2012
Portaria de Renovação de Reconhecimento Administração – n. 703 – 18-12-2013
Duração do curso:
8 semestres
Turno das aulas:
Noturno
Horário das aulas:
18:50h às 22h
Portaria de Renovação de Reconhecimento Administração – n. 703 – 18-12-2013