
É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas.
Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado. Para lecionar em escolas é necessário o diploma de licenciatura.
Curso
Há muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. O aluno aprende, ainda, estatística, administração e economia, além das disciplinas específicas da área.
Nas licenciaturas, a partir do terceiro ano, entram no currículo as disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação e práticas pedagógicas. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso.
Marcelo Galdino de Melo
Faixa Preta de Judô pela Confederação Brasileira de Judô (FEGOJU – CBJ – COB) 1992, Arbitro Aspirante a Internacional de Judô, Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (UCG) em 1996, Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2003, Especialização em Docência do Ensino Superior pela FABEC-Brasil – Pólo Goiânia em 2011. Mestrando em Educação na Faculdade de Inhumas – FacMais 2019-2 (interrompido). Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG 2019-2. Mestrando em Saúde Coletiva na UFG 2020-1. Idealizador do Projeto Judô Pedagógico – Lutas aplicado a Educação Física Escolar – Realidades e Possibilidades UFG / PROLICEN / CAPES. Atualmente é Docente no Centro de Educação Superior de Inhumas (FACMAIS) nos cursos de Educação Física, Pedagogia e Engenharia Civil (atuação nas áreas de Educação e Saúde), Docente no Centro de Ensino Superior de Piracanjuba – (CESUP – FAP) nos cursos de Educação Física, Pedagogia e Administração (atuação nas áreas de Educação e Saúde), Professor Substituto da UEG – aprovado em PSS 2019-2020-UEG – Campus ESEFFEGO Goiânia. Também trabalha como professor convidado de Educação Física e Judô no Instituto de Educação Pequeno Urso em Goiânia e voluntário no Projeto Social de Judô José Silva Lima (desde sua implantação em 2008) em Aparecida de Goiânia, como professor de Judô e membro da União dos Escoteiros do Brasil, responsável pela alcateia de lobinhos no Grupo 40º GO Fênix – Goiânia.
Duração do curso:
8 semestres
Turno das aulas:
Noturno
Horário das aulas:
18:50h às 22h
Ato Regulatório
Autorização: Res. CONSU Nº 06/18 – Public. em 29/08/2018