O profissional da enfermagem atua no planejamento, na organização e na execução de cuidados de saúde de indivíduos e grupos em diversos ambientes. Além de instituições de saúde, como clínicas e hospitais, é fundamental e obrigatória a presença de enfermeiros em grandes eventos culturais e esportivos.
O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Além disso, atua também no atendimento de urgência, emergência e pré-hospitalar, como o Samu, em casas de parto, no campo da estética, laboratórios e centros de diagnóstico, sistema prisional, entre outros.
O profissional da Enfermagem também pode ter o seu próprio consultório, onde realizará ações de prevenção e assistência à saúde.
Dentro de um hospital, seu principal papel é coletar dados sobre o estado de saúde do paciente e definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. Também é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos.
No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. Existem ainda atribuições mais complexas dentro desse campo, como realização de consulta de enfermagem, solicitação de exames e prescrição de medicamentos mediante protocolos institucionais estabelecidos. Conforme nível de especialização, o enfermeiro pode atuar em campos ainda mais complexos, como assistência ao paciente crítico, realização de passagem de sondas, entre outras.
Profª. Nilvianny de Souza Coelho
Mestranda em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEG-GO-Inhumas (2023); Pós-Graduada em Urgência Emergência e Unidade Terapia Intensiva pelo Centro Goiano de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação- CGESP (2017). Graduada (Bacharelado) em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO (2015); fui membra da comissão social da Liga Acadêmica Clínica Traumática de Enfermagem da PUC-GO e bolsista da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) durante a graduação. Enfermeira assistencial na UTI do Hospital Latifa em Inhumas- GO (2018), estagiária voluntária nos Hospitais: Lucio Rebelo e Jacob Facuri (2017/2018). Docente do curso Técnico de enfermagem e Radiologia da escola Irmã Dulce – CEPIDU (2017-2020)- Goiânia-GO. Docente da FACULDADE FAN PADRÃO NOROESTE do curso Técnico em Enfermagem- 2020/2021. Aluna especial do PPGE- Inhumas (2022).Atualmente docente do Ensino Superior FACMAIS- Inhumas. Supervisora e preceptora de Estágio Supervisionado I e II na Faculdade de Inhumas FACMAIS. Orientadora e avaliadora de TCC. Elaboradora de questões e apostila de concurso na areas da Saúde (2022-2024); Docente da Faculdade Tecnológia Falcão (FAESPE- EDUCACIONAL)- (2022). Membra do colegiado da FacMais desde 2020. Coordenadora do curso de enfermagem da CENTRO UNIVERSITÁRIO -INHUMAS(2023-2024), presidente do colegiado e NDE do curso de enfermagem da UNIMAIS-Inhumas (2024); Coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade de Itaberai- FACMAIS-ITABERAÍ (2024)
Duração do curso:
10 semestres
Turno das aulas:
Noturno
Horário das aulas:
18:50h às 22h
Ato Regulatório
Renovação: Res. CONSU Nº 86/20 – Public. em 20/02/2020